Hi guys...
If you don't speak portuguese but you still wanting to read my blog, don't worry you can chose and translate to any others languages you want, just click down here!

Translate Google

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Diferenças e novidades!!!

Ahoj ludia...

Hoje eu resolvi fazer um post das coisa diferentes que eu percebi entre Brasil e Eslováquia.
Na Eslováquia não tem muuuuuuitas coisas diferentes... Muitas coisas que tem aqui tem no Brasil também, tipo: Dovi, Panpers, Avon (Velho tem avon aqui, tava até pensando em vender pra ganhar uma grana extra... Hahaha'), o comercial de muitas coisas é o mesmo que no Brasil (só que em eslovaco).

Mais assim como tem coisas parecidas, também tem muitas coisas diferentes.

A primeira coisa que notei quando cheguei foi a língua... É muito diferente!!!
A segunda coisa que eu notei foi a água... Sim, aqui é muito difícil encontrar água mineral. Logo que entrei no carro da minha host family eles ne ofereceram água (uma garrafa de 1L pra cada um), eu estranhei na hora, pensei que depois eles iam me dar um copo e dividir entre nós a água, mais não, era um litro só pra mim! Quando eu fui beber (crente de que era mineral) "Huuuuuum" era água com gás... Pensei até que era um refrigerante de limão, porque além de ser com gás, tinha um gosto diferente.
Quando cheguei em Košice estava muito frio, mais daí, quando eu entrei em casa... Quentinho, como se não tivesse frio lá fora, isso explica porque as paredes são grossas e as janelas tem dois vidros. Pra amenizar o frio do inverno, quando estamos dentro de casa (pelo menos nessa época de verão) nós só sabemos se está frio ou quente lá fora quando eu abrimos a janela... Mais aqui não é frio sempre, de dia faz muito calor, muito mesmo!
 Outra coisa também é que aqui a gente vai na pizzaria e pede uma pizza... PRA CADA UM... Ou seja, o que no Brasil você divide com 8 pessoas, aqui você come sozinho. Mais eu não consegui comer =/. E eles bebem muito refrigerante também, um copo de 0,5 L pra cada. Vou engordar com certeza!!! 

O chuveiro, também é diferente, você só usa uma mão pra passar o sabão, porque a outra você segura o chuveiro, é estranho nos primeiros dias, mas dá pra acostumar. Mas você também pode colocar no suporte e tomar banho, mas é um pouco ruim!
 A cidade é extremamente limpa e organizada, tem lindas igrejas, e a cidade é limpa, as pessoas andam elegantes, e a cidade é limpa, em fim... É uma cidade muito histórica, com construções antigas, mas bem conservadas, e cidade limpa. (Hahaha)


Os lugares são os mais diferentes possíveis, aqui você não vai ao supermercado, você vai ao shopping e dentro do shopping tem um big supermercado... Não sei como é nas outras cidades do Brasil, mais em Vitória-ES não tem shoppings com supermercado dentro!!!

Novidade pra mim também é a bicicleta de criança sem pedal... Hahaha' É muito engraçado!!! 
A criança senta e corre... sem pedalar. Não sei explicar mais é uma coisam muito sem lógica!!! 
E por ultimo é a escola, as escolas são separadas (fundamenta 1, 2  e ensino médio) no ensino médio as salas não são muito grandes entre 20-25 alunos. E não tem uniforme, você vai arrumado, e num é arrumado com uma calça, tênis e blusa... É salto altíssimo, vestidos lindos e make de primeira linha, óculos muito estilosos!!! Em fim.. as pessoas são legais... Bom, pelo menos na minha classe. 

Pois é então é isso pessoas, depois eu volto e posto mais novidades para você sobre a Eslováquia.

É um belo pais. 
Tenham um bom dia... čau... até mais!!!

#Beijocas

Nenhum comentário: