Hi guys...
If you don't speak portuguese but you still wanting to read my blog, don't worry you can chose and translate to any others languages you want, just click down here!

Translate Google

sábado, 24 de março de 2012

Bora pra Eslováquia?

... Ahoj l'udi št'astnými...


Sim eu escrevi em eslovaco na linha acima. Pois é, eu já recebi a resposta de que eu irei SIM para a Eslováquia, e agora é pra valer!(yn) Aquela dúvida que eu estava na semana passada acabou a dois dias atrás quando recebi um novo e-mail falando da confirmação do país para onde eu irei.

Junto com essa noticia muito importante veio uma outra notícia meio "assustadora"... É eu tenho que aprender o máximo possível que eu conseguir da língua, história e cultura deles, e eles me mandaram inúmeros sites para aprender a falar eslovaco (agora é aprender ou aprender).

A língua eslovaca é uma língua muito complexa e por isso eu tenho que aprender desde já sobre ela, pois isso será crucial para uma boa relação com a comunidade de lá, até porque o domínio do inglês para a maioria das pessoas é raro, e eu tenho que me adaptar o mais rápido possível para não ter nenhum tipo de problema com as pessoas, e nem comigo mesma (como me sentir só, perdida) e para isso não acontecer eu tenho que me envolver em atividades, por isso tão importante saber me comunicar em eslovaco.

Eu já estou me dedicando a estudar sobre este país, e como prometido irei dividir tudo que eu aprender (na verdade quase tudo),
E é começando pela história que eu apresento-lhes a Eslováquia.

A Eslováquia é um Estado-Nação situado na Europa Central fazendo fronteira com a República Tcheca, Áustria, Ucrânia, Hungria e Polônia. 


Sua Capital é Bratislava (a maior cidade seguida de Kosice). 
A Eslováquia possui aproximadamente 5 milhões de habitantes e 49 mil km² de extensão territorial.



 Cidade de Bratislava.












O Início

Os eslavos chegaram na atual Eslováquia por volta do século V e VI durante o período de migração. No início de sua história a Eslováquia fazia parte do Império de Samo (Samo era o nome do rei comandava os eslavos, e o Império de Samo foi a primeira política dos eslavos), fazia parte também dos Principados de Nitra (Nitra é uma cidade da Eslováquia onde foi criada a primeira igreja cristã da Eslováquia), Grande Morávia, Reino da Hungria o Império Austro-Húngaro e Checoslováquia. 

Durante o período da Primeira Guerra Mundial a República Tcheca e a Eslováquia se uniram e formaram a Checoslováquia. 
Em 1938 a Alemanha Nazi "tomou posse" da parte da Eslováquia, forçando a separação dos dois países, porém em 1945 com a chegada dos soviéticos na região da Bratislava fazem com que os alemães abandonem o Estado. 

Após a Segunda Grande Guerra a República Tcheca e a Eslováquia fundaram novamente a Checoslováquia. 

Em 1993 houve o desmembramento da Checoslováquia definitivamente. Porém não houve conflitos, a separação foi um acordo entre os políticos da época. A separação ocorreu devido a divergências econômicas entre os dois respectivos países. A parte Tcheca era de economia industrial e defendia a economia de mercado (com isso eles privatizaram algumas empresas), o que não satisfez a parte da Eslováquia que tinha uma economia basicamente agrária e queria uma forma mais social de encarar as reformas econômicas. Sendo assim os dois países se separaram novamente sem que houvesse manifestação alguma e nem conflitos da população contra o desmembramento das duas nações,  (apesar de a maioria da população apoiava a não separação da Checoslováquia).

Atualmente a Eslováquia tem economia avançada e tem uma das maiores taxas de crescimento na União Européia. 

A taxa de analfabetismo lá é nula , a expectativa de vida pode chegar aos 69/77 anos, a mortalidade infantil é de 11 crianças a cada mil nascimentos e o seu IDH é 0,825 ao ano.

Cultura

A cultura na Eslováquia é mais clássica (pelo que eu pude observar), tanto na literatura, pintura, esculturas (que no início tinha a cultura de ser feito de madeira), arquitetura (tipo medieval,  que nem aqueles filmes de princesas e castelos grandiosos) e na música.

Na foto acima eu coloquei uma foto deles vestidos de roupas tipicas de folclore eslovaco (me lembra as roupinhas dos poloneses e dos alemães... rs', logo a baixo irei postar um vídeo da dancinha folclórica). 

Embora tenha uma mistura de estilos mais modernos atualmente, eles gostam mesmo de preservar o antigo da cultura , igual como era no início, isso da uma marca na história de vida deles e passa de geração em geração. 




Curiosidades 

O fuso horário na Eslováquia é 4 horas à mais de diferença do Brasil.
O clima será o maior obstáculo. Apesar de eu achar lindo e super elegante aquelas roupas de inverno, eu nunca pensei em sofrer esta mudança de clima, ou seja, sair de 40°C de pura praia e sol para enfrentar uma frio de -25°C de um país que não tem mar (mais ainda bem que o ser humano tem capacidade de se readaptar a novos ambientes). 


Esportes

Na Eslováquia as pessoas curtem muito esportes comuns em várias partes do mundo, como o tênis, o vôlei, nadar (no verão) e esquiar (no inverno).

Porém, assim como no Brasil, o esporte preferido dos eslovacos é o futebol, pois além de ser um esporte que se joga em conjunto com outras pessoas é um esporte barato, e as planícies que tem na maior parte do país favorece a prática desse esporte. 

Os principais times da Eslováquia são:

1°- MSK Zilina  

Esse time possui 6 títulos nacionais, o melhor do país.

Olha me simpatizei com esse time me lembra muito as cores de um país ai que eu gosto muito... rsrsrs' 





2°- Solvan Bratislava 
Esse time tem 5 títulos nacionais....


Parece brincadeira... o time de cima tem o uniforme parecido com o uniforme do Brasil... e este time tem o uniforme bem parecido com os dos nossos hermanos (os vizinhos argentinos), nos dois casos eles são rivais (falando de futebol) será destino ou conhecidência?? rsrsrs' 










3°-  FC Košice


Esse time fica em terceiro melhor time com apenas 2 títulos nacionais . 






 O uniforme desse time também parece com o uniforme da minha seleção... kkkk'


Obs.: Não sei se as fotos desses jogadores são as dos jogadores que jogam atualmente nos respectivos times... não tinha data nas fotos. :(

E para encerrar o assunto esporte e assim encerras o post de hoje falarei...

Além do futebol que é umas das paixões dos eslovacos também tem o hóquei no gelo deixando o vôlei o o tênis em terceiro lugar.

Bom, a Eslováquia é um país com muitas riquezas e belezas únicas (assim como vários outros países né?!).

Então eu fico por aqui e até a próxima... estou cansada!!!

Dobrú Noc...

Não deixem de votar na enquete do blog aqui do lado esquerdo!!!
#Beijocas 


Nenhum comentário: