Hi guys...
If you don't speak portuguese but you still wanting to read my blog, don't worry you can chose and translate to any others languages you want, just click down here!

Translate Google

domingo, 24 de março de 2013

Auschwitz Memorial - Polônia

Oi galera,

O post de hoje é meio triste..

Todos no planeta conhecem a história da Segunda Gerra Mundial e tal's e é uma coisa muito triste só em imaginar como as pessoas daquela época viviam. Mas quando você vê o mínimo possível de perto a coisa piora, você sente como se você pudesse imaginar, escutar e ver as coisas que aconteciam ali.
Nos dias 21 e 22 de março a escola fez uma viagem para a Polônia e visitamos a segunda maior cidade do país (Cracóvia) e Auschwitz (um dos campos de concentração que fica localizado no sul da Polônia).

Eu resolvi postar algumas fotos das coisas que nós vimos por lá e explicar algumas outras que estão em inglês... Mas acho que muitas coisas eu não precisarei explicar absolutamente nada. :/


Auschwitz tem 3 diferentes campos de concentração do nazismo. Nós visitamos dois deles.


Essa é a chamada Auschwitz I, onde os nazistas mantinham os judeus, negros, ciganos e homossexuais foi o primeiro campo a ser fundado no sul da Polônia. 


Essa é a entrada do atual museu, onde tem escrito em alemão  "Arbet macht frei" (O trabalho liberta). 












Este é o 4° bloco (o primeiro bloco que visitamos),na porta de entrada está escrito "exterminação".



Nessa foto podemos ver o tamanho da crueldade narcista. Nele está escrito

 "Os judeus são uma raça que deve ser totalmente exterminada."


Neste quadro tem fotos e números (Por exemplo, quantas pessoas de cada país da Europa foram para lá, quantos judeus, quantos ciganos, quantos morreram lá, etc.)


                                                                           "Rota da morte"





"Quem não se lembra a história é obrigado a viver com ela novamente"
Nós também podemos ver resto de objetos de prisioneiros como óculos, pernas mecânicas, muletas, panelas, escovas, sapatos, brinquedos, roupas de crianças e até os cabelos que os soldados raspavam das pessoas (mas os cabelos não pude tirar fotos)



"Sapato de pequenas crianças"







Este é o bloco onde nós podemos ver um pouco de como era a vida dos prisioneiros:



"Esse é um quadro com fotos de alguns prisioneiros que lá viveram,  até a primavera de 1943 todos eles eram fotografados para identificação, mas depois, apenas os prisioneiros alemães eram fotografados e as vezes prisioneiros de outras nacionalidades. Os judeus que eram transportados em massa, não eram fotografados. "  
"Este era o único campo de concentração em que os prisioneiros tinha tatuado seus números em seus corpos, porque eram muto os números de mortos e a identificação dos corpos era dificultada sem números." 
"Esse é um corredor por onde passamos em que podemos ver fotos de vários prisioneiros com seus números de identificação, nacionalidade, idade e nomes."


"Os homens que eram condenados a pena de morte na "Parede da morte" eram despidos neste quarto." 

"Parede da morte.  Onde milhares de pessoas foram fuseladas" 









Este lugar é onde muitos prisioneiros poloneses morreram enforcados.

"Prisioneiros poloneses enforcados em 19 de julho de 1943 na maior execução pública"



A seguir podemos ver a maior câmara de gás do complexo, eles podiam matar mas de 400 pessoas de uma vez. Os soldados levavam as pessoas para lá falando que eles iriam "tomar banho", mas na verdade eles executavam as pessoas lá dentro. Os prisioneiros ouviam falar e havia muitas especulações, mas ninguém sabia ao certo o que era feito neste lugar. 










As fotos a seguir é do campo Auschwitz II, maior do que o primeiro mas com a mesma finalidade, torturar, aprisionar e matar pessoas que eram considerada naquela época uma "raça inferior".








E acaba por aqui.
A sensação de está lá dentro é ruim, muito ruim mesmo, ruim pra caramba!
Eu passava pelos corredores e ficava imaginando como seria naquela época. Pessoas chorando, gritando, sangue por todo lado, soldados rindo e humilhando essas pessoas que não tinha feito nada para estarem lá. Enfim, foi uma experiencia muito estranha mas muito "rica" olhando pelo lado da história, porque em nenhuma outra oportunidade eu estaria tão "de cara com a história" como desta vez.

Mas é isso pessoas. Beijão!!!

Nenhum comentário: